Instituto Ativa Brasil

01/08/2013

Projetos levam aulas de percussão a moradores do Morro das Pedras

Aulas atendem crianças e adolescentes do aglomerado. Instrumentos são feitos pelos próprios componentes.


 

O Grupo Arautos do Gueto desenvolve um projeto social que trabalha a música com crianças e adolescentes do Morro das Pedras, na Região Oeste de Belo Horizonte. Os Parceiros do MGTV Davidson e Luciana foram até o aglomerado e mostram, nesta segunda-feira (29), um pouco dessa ideia que surgiu há mais de vinte anos.

A iniciativa foi criada como uma alternativa para que os meninos do morro ficassem longe da violência. Com aulas de percussão, as crianças e os adolescentes têm a oportunidade de aprender música usando instrumentos feitos pelos próprios componentes, com material reciclável.

A ideia de produzir os próprios tambores usados durante as aulas, de acordo com um dos instrutores, José Antônio Inácio, surgiu por influência do grupo Afro Reggae, que comanda o projeto Afro Lata. A influência levou os integrantes do projeto a trabalharem com as crianças a questão da sustentabilidade. “No final, pra dar um design bacana. A gente grafita”, diz, mostrando os tambores coloridos.

Outra iniciativa sociocultural na comunidade, que também trabalha com crianças e adolescentes, é o Batuque Salubre, em parceria com o Arautos do Gueto, oferecendo aulas de instrumentos de percussão. Dodó, um dos idealizadores do projeto, explica que após atingirem a idade máxima – 18 anos –  os alunos se tornam “multiplicadores”, ensinando a outras crianças o que aprenderam durante as aulas.

Até o ano de 2008, os projetos se sustentaram por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Depois, os grupos não tiveram mais condições de enviar novas propostas para serem avaliadas. Atualmente, as aulas precisam de um lugar para a execução desses projetos. Para os interessados em ajudar, o telefone para contato é 031 8626-6062 e o email  dodopercur@hotmail.com .

 

fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/parceiro-mg/noticia/2013/07/projetos-levam-aulas-de-percussao-moradores-do-morro-das-pedras.html





NOSSA MISSÃO
NOSSOS OBJETIVOS
RELATÓRIO 2012
RELATÓRIO 2013
ESTATUTO
ALAGOAS
BAHIA
ESPÍRITO SANTO
GOIÁS
MINAS GERAIS
PARÁ
PARAÍBA
PERNAMBUCO
PIAUÍ
FACEBOOK
TWITTER
FALE CONOSCO
Instituto Ativa Brasil

Por uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável.

Política de Privacidade
© Todas as fotos e imagens são registradas e de uso do Instituto Ativa Brasil. Texto disponível por Creative Commons Licence.